Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC-UNILAB

Área do conteúdo

LANÇAMENTO LIVRO: Mulheres na ciência: diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na universidade

Data de publicação: 23 de junho de 2023. Categoria: Sem categoria

O PPGA-UFC/UNILAB tem o prazer de informar: lançamento do livro “Mulheres na ciência: diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na universidade”, organizado pela professora do PPGA Violeta Maria de Siqueira Holanda e pela professora Anne-Sophie Marie Frédérique Gosselin. A obra sai editada pela editora universitária, EdUECE.

 

O livro está disponível no site www.uece.br/eduece e pode ser acessado diretamente por meio do seguinte link: Baixe o Livro

Conforme as palavras das organizadoras, “as escolas e a universidade são espaços legítimos e importantes para o fomento de políticas institucionais de inclusão e de promoção da cidadania – destacamos aqui as de gênero e de sexualidades – como políticas afirmativas necessárias para a superação da violência machista e da desigualdade de gênero que afligem fortemente as mulheres e LGBTQIAPN+. Para tanto, é necessário que as gestões das universidades e das escolas estejam cientes do importante papel de implementação de estratégias programáticas permanentes, através de diagnósticos e de planejamento, considerando, inclusive, recursos orçamentários para a realização das ações. O protagonismo de estudantes e docentes – mulheres e LGBTQIAPN+ – deve ser valorizado por meio da formação permanente e do incentivo a publicação de suas pesquisas acadêmicas. Como resultado dos esforços do processo formativo da especialização EaD em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos (Unilab), bem como a parceria de educadoras convidadas que são especialistas no tema e parceiras no projeto de pesquisa “Educação em Direitos Humanos e Gênero: percepções sobre a violência machista no contexto escolar” (Edital Funcap no 1/2022 – Mulheres na ciência: apoio a projetos de pesquisa coordenados por mulheres), apresentamos 20 capítulos que contemplam a temática de gênero e diversidade na educação, considerando também, em alguns deles, a interface com as relações étnico-raciais. A escolha dos capítulos priorizou a autoria de mulheres (como primeiras autoras), dentre elas, professoras do ensino fundamental e médio, intelectuais negras, lésbicas e trans, mas também contemplou a autoria de intelectuais negros/as e LGBTQIAPN+. O livro está organizado em quatro eixos: I – Produções históricas e teóricas; II – Por dentro das escolas; III – Políticas públicas; e IV – Direitos humanos contra as violências”

Acessar Ir para o topo