Egressa PPGA/UFC-Unilab toma posse no governo Estadual do Ceará

Data de publicação: 12 de janeiro de 2023. Categoria: Sem categoria

Egressa do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PPGA/ UFC-Unilab) toma posse na Secretaria dos Povos Indígenas no governo estadual do Ceará. Juliana Alves (PCdoB) é graduada em licenciatura em Educação Intercultural Indígena pela UFC e, no ano de 2022, defendeu dissertação de mestrado no PPGA/UFC-Unilab.

Em seu trabalho de mestrado, sob orientação do Prof. Rhuan Carlos Lopes, Juliana Alves discorreu sobre a trajetória da Cacique Pequena do Povo Jenipapo-Kanindé, no Ceará. A pesquisa demostrou a relação das ações políticas da Cacique com a luta dos povos indígenas no estado, em particular da participação das mulheres indígenas nas reinvindicações por direitos etnicamente diferenciados.

Conhecida também como Cacique Irê, Juliana foi candidata a deputada estadual no pleito de 2022 e tem ampla experiência na educação escolar indígena e nas associações indígenas, como a Articulação Nacional das Mulheres Indígenas do Ceará (Amice) da qual é co-fundadora.

Conforme divulgou em suas redes sociais, a sua posse na Secretaria “representa a reparação histórica para todo movimento indígena a nível nacional, pois demarca os avanços das políticas indigenistas frente ao novo governo”.