Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC-UNILAB

Área do conteúdo

LANÇAMENTO: “Os Futuros Portugueses”, da profa. Susana Abrantes

Data de publicação: 6 de dezembro de 2022. Categoria: Sem categoria
O PPGA tem o prazer de convidar a todes para o lançamento do livro da professora Susana Abrantes, Os Futuros Portugueses, que ocorrerá no dia 08 de dezembro, às 18h, na sede da Adufc. No lançamento, teremos um bate-papo com a autora, a professora Susana Abrantes, e o professor Luís Tomás Domingos, ambos do PPGA-UFC/UNILAB.
Informações, mais detalhadas, na arte abaixo e, em seguida, no release da obra.
Estudo apresenta reformas do colonialismo português como parte de um processo que imaginou os povos de Angola como os portugueses do futuro.
No próximo dia 8 de dezembro, às 18 horas, será lançado o livro Os futuros portugueses: um estudo antropológico sobre a formação de especialistas coloniais para Angola (1950-1960), da pesquisadora Carla Susana Alem Abrantes. O lançamento será no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), que fica na Avenida da Universidade, número 2346, no bairro Benfica, em Fortaleza-CE.
O evento vai contar com um bate papo entre a autora e o pesquisador Luís Tomás Domingos. A obra é um estudo sobre a Escola Colonial e a formação de especialistas nos problemas coloniais no contexto português permite conhecer o passado e as bases sobre as quais se assentaram saberes para a manutenção da desigualdade. Essa aproximação contribui para se entender a ruptura entre o “pré” e o “pós”-colonial de forma mais controlada, identificando as relações entre ciência, ensino e administração. O Estado colonial é apresentado como uma “zona de contato”, um campo de possibilidades de representação de populações e de um Estado responsável por nomeá-las; um campo que teve sua própria história e que se constituiu na dependência dos objetos da ação e dos campos de poder a ele conectados. A partir do diálogo entre quadros da tradição antropológica e dados de campo coletados entre 2007 e 2010, este livro apresenta as reformas no colonialismo português tardio como parte de um processo de assimilação que imaginou os povos em Angola como portugueses no futuro.
“A autora nos propõe — no que não deixa de ser uma viagem ao coração das trevas — uma visita ao âmago do poder e da dominação que se aplana e banaliza, mas não oculta, na folhagem acadêmico-burocrática e cinzenta das dissertações dos futuros agentes da administração colonial portuguesa na década de 1950”, aponta Cristiana Bastos, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Carla Susana Alem Abrantes é doutora e mestre em Antropologia (Museu Nacional-UFRJ), com graduação em Administração de Empresas (UNA-BH). Atualmente é professora de Antropologia do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), atuando na graduação (Bacharelados em Humanidades e Antropologia) e no Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA- UFC/Unilab). Foi investigadora visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL) em 2009-2010.

Luís Tomás Domingos possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Antropologia e Sociologia da Política pela Universidade de Paris 8. Atualmente é professor do Instituto de Humanidades, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira (Unilab) e também do Programa de Pós- Graduação em Antropologia UFC/Unilab. É ainda membro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-Ter) e da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER).

 

INFORMAÇÕES
Os futuros portugueses: um estudo antropológico sobre a formação de especialistas coloniais para Angola (1950-1960)
Carla Susana Alem Abrantes
Mórula Editorial
Páginas: 324
Dimensões: 140 x 210 x 17mm
ISBN: 978-65-81315-13-9
Preço de capa: R$ 40
Página do livro: https://morula.com.br/produto/futuros-portugueses

Acessar Ir para o topo