Apresentação
Apresentação
O PPGA UFC-UNILAB é um programa associado entre a Universidade Federal do Ceará e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Trata-se de um mestrado acadêmico jovem, cuja proposta recebeu a aprovação em 07/12/2016 e cuja primeira turma ingressou no segundo semestre de 2017. O programa toma os âmbitos locais e regionais como os campos espaciais prioritários de excelência. Acrescente-se a esses dois níveis, a missão institucional de contribuir para a formação de estudantes provenientes dos países envolvidos no projeto de cooperação internacional que deu origem à UNILAB, quais sejam: Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Isso posto, o âmbito espacial de excelência é também internacional, estando as ações prioritariamente dirigidas aos PALOP (Países Africanos de Língua Portuguesa).
Missão
Desde o início do seu funcionamento, o programa definiu como a sua missão oferecer formação de mestrado para alunos/as egressos de cursos de graduação da UFC, UNILAB e outras universidades em âmbito local e regional. Como dito, considerando a missão da UNILAB, qual seja, a de fomentar a cooperação no campo da educação com os países membros do PALOP, o programa também considera como sua missão a oferta de formação aos estudantes provenientes dessas nações.
Objetivo Geral
O objetivo geral do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA UFC-UNILAB), portanto, é formar pesquisadores e docentes de alto nível, capazes de produzir conhecimento antropológico em sintonia com as demandas sociais e com o debate contemporâneo nas ciências sociais, em particular, na antropologia.
Objetivos específicos
I – Formar profissionais no campo da qualificação docente;
II -Formar pesquisadores a partir de uma perspectiva interdisciplinar e crítica que oriente a elaboração e execução de projetos de pesquisa cujo conhecimento resultante seja disseminado por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, de modo a se fortalecer o próprio Programa e a garantir inserção e incremento da qualidade da graduação e, consequentemente, melhoria do ensino básico;
III – Formar profissionais que atuem no âmbito das instituições de ensino públicas e privadas, institutos de pesquisa e outras instituições governamentais e não governamentais onde haja demanda pela formação antropológica;
IV- Produzir e sistematizar conhecimento antropológico que contribua para a reflexão e atuação em âmbito local, regional e nos PALOP, potencializando conjuntamente os recursos e estruturas institucionais existentes no âmbito da UFC e da UNILAB.
Perfil do egresso
Em termos do perfil do egresso, espera-se que o mestrado acadêmico oferecido pelo PPGA UFC/UNILAB proporcione uma formação que permita aos seus egressos alcançarem o domínio dos conteúdos oferecidos e a capacidade analítica, posicionamento crítico, compromisso ético e competência na articulação entre teoria, pesquisa e prática social. Espera-se, especificamente, que desenvolvam as habilidades que lhes permitirão estabelecer relações entre a pesquisa e as práticas sociais, sem negligenciarem o compromisso ético no exercício de suas atividades, além da abertura epistemológica exigida e incentivada num projeto que pretende, desde o princípio, articular alunos e professores de origens culturais e epistemológicas diversas.
O programa adota como meta a formação de mestres em antropologia capazes de atuarem em órgãos públicos, em agências não governamentais, de prosseguirem como pesquisadores em nível doutoral e de integrarem instituições de ensino e pesquisa no Brasil e nos PALOP. Considera-se que os potenciais espaços de atuação dos egressos são universidades, ONGs, empresas de pesquisa e órgãos públicos da região, do estado do Ceará e dos países com os quais a UNILAB mantém cooperação no campo da educação superior.
Perfil do corpo docente
O corpo docente do PPGA é formado por 14 membros, sendo 10 permanentes e 4 colaboradores. A presente configuração segue aquilo que foi estabelecido pelas diretrizes da CAPES e da área de antropologia quanto ao limite máximo de colaboradores nos cursos de mestrado. Em termos quantitativos, 71,42% corresponde à porcentagem de docentes permanentes e 28,57% ao percentual de docentes colaboradores.
Além dos quatorze docentes, o PPGA conta com presença de um pesquisador de pós-doutorado vinculado ao programa DCR (Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional), com financiamento FUNCAP/CNPq.
No que diz respeito à formação dos docentes que integram o PPGA UFC UNILAB, registramos: 2 doutores pelo PPGA UNB (2015 e 2017); 3 Doutores pelo PPGA UFRJ – Museu Nacional (2 em 2012 e 1 em 2014); 1 Doutor pela UFC (2008); 1 Doutor pelo PPGA UFPA (2017); 1 Doutora pelo PPGA USP (2012); 1 Doutora pelo PPGA UFRN (2013); 1 Doutor pelo PPGSA – IFCS (2008); 1 Doutora pela Universidade do Texas (2006); 1 Doutor pela Universidade de Paris – 8 (2002); 2 Doutoras pela UNICAMP (2001 e 2003).
Dentre os 14 professores, 10 obtiveram o doutorado em programas de antropologia, 3 possuem o título de doutor em Ciências Sociais (Área de Concentração: Antropologia) e 1 docente fez a sua formação doutoral em Sociologia. Em termos percentuais, 92,85% dos docentes possuem doutorado em antropologia ou ciências sociais/antropologia e 7,15% em áreas afins (sociologia).