Linhas de Pesquisa
I. Narrativas, Simbolismos e Emoções
- Esta linha de pesquisa é composta por investigações que se voltam à interface, no campo da antropologia, entre narrativas, simbolismos e emoções. Esta seara é articulada com uma série de questões ligadas às performances rituais e artísticas, ao audiovisual, à linguagem e seus diferentes meios semióticos, às cosmologias e religiões, aos sistemas de classificação e às rotas das emoções e dos conflitos em distintas redes de sociabilidade. As pesquisas recortam uma variedade potencial de objetos e temas, tais como: cidades, redes, afecções e conflitos; representações, valores e instituições sociais; cinematografia, fotografias, artes visuais e mídia; museus, patrimônios e objetos-artefatos; poéticas, escrituras e estéticas; mnemotécnicas, cosmologias e sistemas simbólicos. Os fenômenos e problemas enfrentados, pelos pesquisadores, são arrolados em diferentes escalas de modo a permitir o deslocamento analítico e empírico em espaços multissituados – local, alhures e translocal.
Integram a linha de pesquisa I os docentes Antônio George Lopes Paulino, Jacqueline Britto Pólvora, Kleyton Rattes, Lea Carvalho Rodrigues e Luís Tomás Domingos.
II. Diferença, Poder e Epistemologias
- Esta linha de pesquisa se volta para projetos de investigação focados na interface dos campos da Antropologia, Identidade, Poder e Conhecimento. No campo da Antropologia e Identidade, estudos sobre os marcadores da diferença (raça, etnia, gênero, classe, sexualidades e idade) e direitos humanos. No exercício das investigações, os pesquisadores desse campo se confrontarão com as estratégias de inserção e relações de poder que circundam os sujeitos sociais envolvidos. Na articulação entre Poder e Conhecimento estão dispostos trabalhos que envolvam reflexões sobre processos de descolonização epistemológica (colonialidade/decolonialidade) e as Epistemologias do Sul. Enfatizam-se, ainda, metodologias comparativas que permitam reunir uma compreensão do local, regional, nacional e transnacional em suas variadas manifestações geográficas e históricas, em especial no trânsito entre Brasil e países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).
Estão associados à segunda linha de pesquisa os seguintes docentes: Carla Susana Alem Abrantes, Isabelle Braz Peixoto da Silva, Martinho Tota Filho Rocha de Araújo, Vera Regina Rodrigues da Silva, Violeta Maria de Siqueira Holanda, Denise Ferreira da Costa Cruz, Rhuan Carlos dos Santos Lopes e Rafael Antunes Almeida.
Área de Concentração do PPGA
Nome: Antropologia
Descrição: Trata-se de uma proposta inovadora concentrada na área da Antropologia que busca associar uma tradição de estudos antropológicos já constituída sobre o Ceará e a região Nordeste, presente na produção do departamento de ciências sociais da UFC, desde longa data, com a recente experiência, ímpar e pioneira da UNILAB, que já se constrói, em seu nascedouro, de forma interdisciplinar e com vocação internacional. Temas como diferença e identidade, subjetividade e relações étnico-raciais perpassam as duas Linhas de Pesquisa e espera-se que produzam estudos que deem conta das problemáticas por eles engendradas, estimulando abordagens que privilegiem a dimensão espaço-temporal, contemplando estudos intensivos locais, mas também longitudinais, além de se voltar, de forma privilegiada, aos estudos que abarquem desde as instâncias locais e regionais até as situadas nos planos nacional, internacional e transnacional de forma a permitir frutíferos diálogos reflexivos e análises comparativas.